O marketing esportivo é considerado pelos especialistas na área como uma comunicação saudável. Assim como as pessoas, as empresas são conduzidas por seus valores e suas crenças, que determinam sua visão do mundo e orientam toda a sua atenção. As decisões das empresas expressam a percepção que têm dos seus negócios. Quando despendem recursos em comunicação, certamente esperam atingir determinados objetivos, direta ou indiretamente. Basicamente esses objetivos podem ser: o fortalecimento da marca, o fortalecimento da imagem, o retorno de mídia espontânea, fator de agregação à marca, conquista de mercado e a busca de uma excelente ferramenta de comunicação.

Muito difundido pelo mundo, no Brasil, o primeiro patrocínio esportivo de que se tem notícia, foi através de um automóvel de corrida pilotado pelo Barão de Tefé, numa prova realizada nos anos 30, na cidade do Rio de Janeiro. O patrocinador era uma empresa de cerveja.

Porque o marketing esportivo é tão envolvente e traz resultados fantásticos? Por que o marketing esportivo envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte poderá oferecer. São eles a adrenalina, a alegria, a conquista, a vibração e principalmente pela emoção que ele proporciona. Um misto de aventura e poder. Por isso, muitas marcas e produtos lançaram mão do marketing esportivo, associando o seu nome a um determinado esporte.

Importante salientar, o marketing esportivo contempla a velha máxima: “Para se vender bem é preciso comprar bem”. Com isso alguns detalhes são importantes: O esporte escolhido necessita estar em evidência ou em franca ascensão, deverá haver um planejamento de ações que exponha ao máximo a marca, promoções paralelas (tardes de autógrafos, brindes, exposições em feiras e eventos, entre outros), a marca deverá ser colocada de maneira bem visível, brindes e souvenirs que identifiquem a marca e os produtos, espaços alternativos para merchandising (placas e painéis), assessoria de imprensa e relação direta com os diversos tipos de mídia, a criação de fatos novos envolvendo a marca que está patrocinando, o levantamento e a medição (clipagem) do maior número de matérias possíveis sobre o evento esportivo. Quando o marketing esportivo é bem aplicado, ele conquista um retorno fantástico e uma associação de imagem muito grande com o esporte e por um longo período.

A Fórmula Truck é a “bola da vez” no marketing esportivo, com o crescimento extraordinário que obteve nos últimos anos, a categoria credenciou-se como um dos meios de divulgação de marca com o melhor retorno para as empresas patrocinadoras.