O domínio foi dos pilotos da Mercedes-Benz no primeiro dia de treinos para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A volta mais rápida da sexta-feira (5) no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo (SP), foi do piloto paranaense Wellington Cirino, estabelecida na primeira das duas sessões livres. O paulista Paulo Salustiano, mais rápido na sessão disputada à tarde, ficou em segundo no resultado geral do dia. O gaúcho Régis Boessio, líder dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, fechou o dia como o nono mais rápido com o tempo de 2min05s116.
O GP Crystal, quinta das dez corridas previstas no calendário da categoria, cai confrontar os 26 pilotos da categoria no próximo dia 7 de julho, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP). Válida como quinta etapa do Campeonato Brasileiro, a corrida também marca a terceira e penúltima prova do Sul-Americano da categoria.
É a 16ª vez que Interlagos recebe a Fórmula Truck para o evento mais movimentado do calendário. As 17 corridas já disputadas no traçado paulista revelaram nove vencedores. O total leva em conta os diferentes sistemas de disputas praticados na década de 90, sempre com rodadas duplas – nos dois primeiros anos, era a soma de tempos das duas baterias que determinava o resultado; nos dois anos seguintes, cada corrida tinha pontuação específica.
Desde que a Fórmula Truck visitou Interlagos, em São Paulo (SP), pela primeira vez em 1996, ano de sua primeira temporada homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, a etapa paulista apresenta-se como especial sob vários aspectos. A própria presidente da categoria, Neusa Navarro, ratifica a condição especial com que a equipe de produção vê o evento que terá no dia 7 de julho sua 16ª edição no Autódromo José Carlos Pace.
“Eu costumo dizer que São Paulo é a nossa etapa mais importante. Claro que todas são importantes, mas São Paulo tem seu charme, tem uma relevância um pouco maior. É a corrida em uma das cidades mais importantes do mundo, em um autódromo por onde grandes nomes do automobilismo já passaram, e os próprios pilotos levam isso em conta”, observa Neusa. “Minha expectativa é a melhor possível. Temos nossos fãs em São Paulo e tenho certeza de que eles vão fazer uma grande festa com a gente”.
À mesma medida em que proporciona maiores exposição e movimentação, a etapa da Truck em São Paulo demanda maior trabalho. “São Paulo requer uma logística um pouco maior, assim como mais trabalho, mas isso tudo é compensado com o grande público que sempre temos no autódromo. É para eles, os torcedores, que faço questão de incluir São Paulo no meu calendário”, afirma a presidente da Fórmula Truck.
Neusa Navarro frisa os pontos em que a etapa paulistana se destaca das outras nove que compõem o calendário. “Por ser a nossa maior etapa, ela serve como grande plataforma de divulgação, além de ser um excelente espaço para captação de novos patrocinadores, já que a corrida fica em grande evidência. Grande parte das empresas que participam de alguma forma da Fórmula Truck estão em São Paulo, o que faz esse evento uma ‘vitrine’ incomparável”, lembra.
O GP Crystal vai encerrar, em Interlagos, a primeira metade da temporada da Fórmula Truck. “Espero não só um grande público, como também um clima agradável para todos. A minha expectativa é de que os pilotos proporcionem uma grande corrida dentro da pista, com muitas disputas e ultrapassagens. Sempre digo que o nosso objetivo é agradar o nosso público, sempre fazemos nossas corridas assim, trabalhando por um grande show para todos. Neste ano, o desafio é mais uma vez realizar um grande trabalho para cada pessoa que comparecer ao autódromo de Interlagos”, finaliza.
A programação do GP Crystal para este sábado prevê a realização de mais dois treinos livres de 45 minutos, cada, marcados para as 8h30 e as 10h15. A tomada de tempos classificatória, definindo o grid, vai começar às 13h e será transmitida ao vivo pelo site formulatruck.com.br em áudio e vídeo, com narração de Vytor Zeidan, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.
Consideradas todas as voltas cronometradas nas duas sessões do dia, os melhores tempos de cada piloto na abertura dos treinos para o GP Crystal, nesta sexta-feira em Interlagos, foram os seguintes:
1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min01s673
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min02s791
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min02s893
4º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min07s414
5º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 2min04s126
6º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min04s237
7º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 2min04s641
8º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 2min04s779
9º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2min05s116
10º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min05s475
11º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 2min05s495
12º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min05s513
13º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min05s564
14º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 2min05s677
15º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 2min05s703
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 2min06s024
17º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min06s109
18º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 2min06s766
19º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 2min07s110
20º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 2min07s854
21º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 2min08s338
22º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 2min08s809
23º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 2min09s657
24º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 2min11s886
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 2min11s935
26º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 2min13s235
Média do 1º: 127,492 km/h
—————————————————————–
Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Orlei Silva