A experiência da organização da Fórmula Truck, realizada em 2015, de abrir os boxes para a visitação aos portadores de ingresso de arquibancada deu tão certo que continua nesta temporada. Com isso, na segunda etapa deste ano, dia 10 de abril no Autódromo de Curitiba, todos os torcedores que tiverem esse ticket poderão visitar os boxes no sábado à tarde no horário definido pela organização da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul. Para saber a hora exata basta acompanhar o anúncio do locutor da categoria no sistema de som da pista. No sábado pela manhã acontecem treinos livres e à tarde o classificatório que define o grid de largada da segunda etapa de 2016.
No ano passado, pilotos e chefes de equipe ficaram empolgados com a quantidade de pessoas na visitação de sábado. A receptividade e empolgação dos torcedores foi grande, pois muitos deles frequentam as arquibancadas há anos e não tinham a oportunidade de se aproximar dos mais velozes caminhões do mundo e dos ídolos, com quem, agora, podem tirar fotos e pegar autógrafos. O principal objetivo da organização da Fórmula Truck foi fidelizar os fãs e aproximar ainda mais o público dos pilotos, dos caminhões e das equipes.
Venda de ingressos
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a segunda corrida do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 8 de abril. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 8 e 9 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 10 de abril), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 8 de abril, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (13/3) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata marca Crystal ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso – bebidas e alimentação ilimitadas – somente no domingo (10/4), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região (em breve será divulgada a relação) ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
Alta tecnologia na Fórmula Truck em Curitiba
Oficializado na Fórmula Truck na prova de abertura da temporada 2016, o detector de fumaça é importante aparato eletrônico para eliminar as dúvidas sobre o excesso de fumaça nos caminhões. Projetado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, o detector de fumaça foi testado durante quase toda a temporada de 2015. A empresa DSA, do interior do Estado de São Paulo, é a responsável pela fabricação do aparelho que ajuda a preservar o meio ambiente. Denominado DSA Evo Truck, o equipamento eletrônico ganhou uma regulagem mais rígida para a emissão de fumaça.
Esse aparato tecnológico, inédito no mundo, serve para os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) punirem os pilotos dos caminhões que estiverem emitindo fumaça preta além do permitido pelo regulamento. O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça (DSA Evo Truck) é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento e já foi responsável por algumas punições em Santa Cruz do Sul. Como é eletrônico, as medições são precisas.
Um desses sensores do DSA Evo Truck emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo a opacidade, a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Ou seja, mais fumaça. Dependendo do nível, o piloto será punido. Além de transmitir on line as informações aos comissários, que poderão acompanhar tudo da tela do computador na torre da direção de prova, o detector de fumaça também armazena na memória os dados para, eventualmente, serem verificados depois do treino ou da corrida.
_________________________________
Texto: Milton Alves