A abertura da 21ª temporada da Fórmula Truck, realizada no Autódromo de Santa Cruz do Sul, teve 32.453 torcedores presentes na pista da cidade do interior do Rio Grande do Sul. A próxima corrida da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul será no dia 10 de abril em Curitiba, capital do Paraná, que deve mesmo perder seu autódromo, pois a área foi vendida para a construção de um condomínio. Esta deve ser a última corrida da Fórmula Truck no traçado de 3.695 metros.
No ano passado, a média de público da Fórmula Truck foi, disparadamente, a maior do continente, com 38.817 pessoas e recorde de público em Guaporé, também no Rio Grande do Sul, onde 49.176 pessoas estiveram presentes para acompanhar a antepenúltima etapa da temporada.
Venda de ingressos
Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a segunda corrida do 21º ano da Fórmula Truck já podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem divulgados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 8 de abril. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado à tarde. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 8 e 9 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 10 de abril), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 8 de abril, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.
Os maiores vencedores da Truck em Curitiba
O Autódromo de Curitiba recebe a Fórmula Truck desde 1996 e a prova do dia 10 de abril – a segunda etapa deste ano – deve mesmo ser a última no traçado situado na cidade de Pinhais, vizinha à capital paranaense. Esta será a 23ª corrida na veloz e técnica pista de 3.695 metros. Enquanto o tricampeão Felipe Giaffone não pode mais ser alcançado no número de poles positions, pois já conquistou cinco e os segundos colocados (Wellington Cirino e Jorge Fleck) têm três, a briga por ser o maior ganhador ainda está aberta. Os que mais vezes subiram no lugar mais alto do pódio são o tetracampeão Wellington Cirino e o tricampeão Leandro Totti, ambos com três vitórias cada.
Entre os pilotos em atividade somente Felipe Giaffone e o bicampeão Roberval Andrade, ambos com dois primeiros lugares em Curitiba, podem igualar os dois líderes. A pista curitibana já teve 13 vencedores diferentes na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, enquanto que 11 largaram na pole position. Desde 1996, quando, na combinação de tempos, Sérgio Drugovich venceu com o caminhão Scania, a Fórmula Truck só não esteve no autódromo em 1997 e em 2004. No entanto, em 2000 e 2001 foram rodadas duplas, o que totaliza 22 corridas na capital paranaense. A do dia 10 de abril será a 23ª e última.
Entre as fábricas a disputa também está equilibradíssima, com seis vitórias da Mercedes-Benz (duas em 2001, 2003, 2006, 2009 e 2012) cinco da Scania (1996, 1998, 1999, 2000 e 2010), cinco da Volkswagen (2005, 2007, 2013, 2014 e 2015), quatro da Volvo (duas em 2000, 2002 e 2008) e duas da Ford (2002 e 2011). Scania e Volks podem igualar a marca da Mercedes e a Volvo pode colocar três empatadas no segundo lugar.
Relação das corridas da Fórmula Truck em Curitiba com os respectivos poles positions. Em 1996 e 1999 foram dois poles e os tempos do ganhador foram combinados. Em 2000 foram dois vencedores em cada uma das duas corridas.
1996 – Vencedor: Sérgio Drugovich (Scania)
poles: Renato Martins (Scania) e Sérgio Drugovich (Scania)
1997 – Não teve etapa em Curitiba
1998 – Vencedor: Osvaldo Drugovich (Scania)
pole: Osvaldo Drugovich (Scania)
1999 – Vencedor: Osvaldo Drugovich (Scania)
poles: Jorge Fleck (Volvo) e Osvaldo Drugovich (Scania)
2000 (1) – Vencedores: Jorge Fleck (Volvo) e Vignaldo Fizio (Scania)
pole: Jorge Fleck (Volvo)
2000 (2) – Vencedores: Thiago Grisson (Volvo) e Roberval Andrade (Volvo)
pole: Jorge Fleck (Volvo)
2001 (1) – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2001 (2) – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2002 – Vencedor: Beto Monteiro (Ford)
pole: Roberval Andrade (Scania)
2003 – Vencedor: Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz)
pole: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
2004 – Não teve etapa em Curitiba
2005 – Vencedor: Luiz Zappelini (Volkswagen)
pole: Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz)
2006 – Vencedor: Vinicius Ramires (Mercedes-Benz)
pole: Renato Martins (Volkswagen)
2007 – Felipe Giaffone (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2008 – Vencedor: Luiz Zappelini (Volvo)
pole: Beto Monteiro (Scania)
2009 – Vencedor: Wellington Cirino (Mercedes-Benz)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2010 – Vencedor: Roberval Andrade (Scania)
pole: Roberval Andrade (Scania)
2011 – Vencedor: Danilo Dirani (Ford)
pole: Danilo Dirani (Ford)
2012 – Vencedor: Leandro Totti (Mercedes-Benz)
pole: Leandro Reis (Mercedes-Benz)
2013 – Vencedor: Felipe Giaffone (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2014 – Vencedor: Leandro Totti (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
2015 – Vencedor: Leandro Totti (Volkswagen)
pole: Felipe Giaffone (Volkswagen)
—————————————————-
Informações: Milton Alves e imagens Luciana Flores