A movimentação do Grande Prêmio Crystal, oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, será aberta nesta sexta-feira (12), feriado alusivo à Padroeira do Brasil e data em que se celebra o Dia da Criança. Enquanto os 23 pilotos vão à pista no Autódromo Nelson Luiz Barro, na cidade gaúcha de Guaporé, para os primeiros treinos livres, a categoria terá outro evento durante a tarde no centro da cidade.

A ação na Praça Vespasiano Correa terá em destaque o projeto Truck Kids e se dará em caráter especial, pela passagem do Dia da Criança. Todos os minicaminhões do projeto estarão à disposição de crianças de 6 a 12 anos para uma volta pelo circuito já montado no local. A atividade será iniciada às 15h30 e será estendida até as 20h. Cada criança participante doará um quilo de alimento não perecível, para repasse a uma entidade de Guaporé.

Na pista do autódromo, as atividades serão iniciadas às 11 horas, com o primeiro treino livre. A segunda está marcada para as 14h – serão 60 minutos de pista liberada em cada sessão. No sábado (13) haverá mais dois treinos livres, às 8h30 e às 10h30. O treino classificatório terá início às 14h e será transmitido ao vivo no site www.formulatruck.com.br. A corrida, domingo (14), terá transmissão ao vivo da Rede Bandeirantes, a partir das 13h.

O grid do GP Crystal terá algumas mudanças em relação à etapa de 9 de setembro em Córdoba. O paranaense João Maistro, da Clay Truck Racing, e os goianos José Maria Reis e Leandro Reis, da Original Reis Competições, que não correram na Argentina, voltam ao campeonato. O paulista Djalma Fogaça, da 72 Sports, reestreia quase três anos após sua última participação. O também paulista João Ometto Neto estreia pela Marinelli Competições.