O MCR #4 do trio Bertuol/Marini/Finardi fez barba cabelo e bigode nas 3 Horas de Tarumã, no domingo. Sem a concorrência dos protótipos turbo, o bólido azul marinho venceu com seis voltas de vantagem a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance e faturou o troféu da Classe II. Apesar do resultado final, o trabalho foi mais difícil do que esperava a equipe Motorpower. A Ferrari F430 #18 do trio Poeta/Silveira/Bianchessi mostrou um ritmo excelente faturando a Categoria IV e ainda levando o segundo lugar na geral após um grande pega com o Ford Fusion #9 de Toso/Mezzomo/Seolino.
Curiosamente, o Audi A3 da MC Competições (Amorim/Andrade) competiu na Categoria I, para protótipos turbo. Usando pela primeira vez os pneus NA Carrera, mostrou bom ritmo de prova para terminar em quarto na geral, apesar de já no começo da prova ter apresentado algumas complicações que prejudicaram a briga na geral. Solitário em sua classe, venceu; e ocupou o quatro posto geral. O quinto lugar na geral ficou com o protótipo Spyder #55 pilotado por Vitor Aneris, enquanto Pedro Ávila (Corsa #54) subiu ao topo do pódio na V.
Nas primeiras voltas, desenvolveram-se dois grandes pegas em Tarumã. O protótipo Dallara #77 da dupla Frey/Cardoso pulou para a liderança e mostrou que tinha ritmo para ameaçar o MCR #4. Bertuol, contudo, partiu para a perseguição e ultrapassou ainda nas primeiras voltas. Logo depois, o Dallara começou a apresentar problemas e parou por falha mecânica na volta 17.
Enquanto isso, a guerra era declarada entre o Ford Fusion e a Ferrari. Os dois carros trocaram de posição diversas vezes na primeira hora de prova. A Ferrari embutia na traseira do Fusion e passava no retão, liderava a categoria IV algumas voltas, para logo em seguida passar a perseguidora. Ao mesmo tempo, negociavam as ultrapassagens com retardatários sem tirar o pé para não dar vantagem aos rivais. Somente com a primeira parada nos boxes a batalha se desfez. Mais tarde, o Fusion enfrentou problemas mecânicos e acabou desabando na classificação. O Maserati #111 (Junio/Puhl/Rutzen) fez sua própria corrida, conservou equipamento e acabou levando a segunda colocação na categoria, com o Fusion completando o pódio.
Correndo sozinho, Aneris mostrou excelente ritmo na Categoria III. Seu Spyder sobrou em relação à concorrência, após alguma luta com o Spyder #0 da dupla Posoni/Fantin, que fizeram a volta mais rápida da categoria em 1m13s, mas tiveram problemas mecânicos. O #55 completou em primeiro na III e em quinto na geral. O segundo colocado foi o protótipo #8, com o trio Tomedi/Antônio Soares/Michael Soares, que teve quebra do motor nos últimos minutos da corrida e finalizou em 11º na geral. A última vaga do pódio ficou com o MCR #96 da dupla Satti/Kohl.
A Categoria V trouxe o maior grid desta etapa na Endurance e a vitória veio na base da regularidade do Corsa #54 de Pedro Ávila. Correndo sozinho, ele manteve um bom desempenho, com voltas na casa de 1m21/1m22s e aproveitou-se dos problemas do rapidíssimo Logus #51 (que fez a melhor volta em 1m16s com Eberle/Junior/Postal) para conquistar a vitória. O Logus liderou por boa parte das três horas, mas enfrentou problemas mecânicos e acabou apenas em quarto na categoria.
O segundo lugar da V ficou com a dupla Dal Bosco/Matsuo do Gol #11 que apostaram na regularidade para superar diversos rivais e subir ao pódio. Dal Bosco ainda levou pelo menos um susto no começo da prova, quando cedia espaço para carros mais rápidos de outras categorias. Ele abriu demais no Tala Larga e saiu de frente, fazendo um trabalho de jardinagem antes de retomar o controle na área de escape. O Corsa #52 (Pereti/Chiste) fechou o pódio em terceiro.
——————————————–
Créditos: Blog PitLane – Correio do Povo
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/pitlane/