Rafael Cohen vence 2ª bateria do Marcas após grande duelo com Moroni

Os protagonistas da derradeira batalha do final de semana

Depois de largarem em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, Rafael Cohen (Ford Ka #3) e Luiz Clemente Moroni (Celta #6) travaram um grande duelo pela liderança, com Cohen levando a vantagem na briga por conta do maior rendimento na reta do seu Ka. Na metade da prova, Cohen passou por fora na curva 1 e aproveitou para fazer a dois por dentro e assumir a liderança. Na volta seguinte, Moroni ainda tentou devolver na freada, mas faltou fôlego para o Celta passar.

No começo da prova, Rafael Biancini (Celta #10) chegou a liderar, defendendo forte contra Moroni. Na freada da um, Moroni colocou para a passar e eles foram dividindo curvas até a quatro. Faltou espaço na freada e Biancini levou a pior, acabando em quinto, após perder terreno. O Gol #40 da dupla Márcio Nerhke/Cleber Vieira, assim como Guga Gama (Celta#47), fugiram das confusões e cruzaram em terceiro e quarto lugar.

O vencedor da “B” foi Ricardo Boessio, do Corsa #73, depois que Magno Adam (Celta #73) e Christian Matuzalen (Celta #52) se estranharam na pista e despencaram na classificação. O Corsa #311, da dupla Schuler/Salton voltou a dominar na “N”, ganhando com folga sobre Thiago Silva, do Celta #21.

Marcelo Giacomello vence a segunda prova da Fórmula 1.6

Segunda vitória do dia para Bento Gonçalves, agora com Giacomello

Largando de sexto, por conta do grid invertido em relação à primeira bateria, o piloto Marcelo Giacomello faturou a segunda prova dos monopostos, na tarde deste domingo. Ele se aproveitou das ausências de Fernando Stédile e Antonio Grasselli, que tiveram problemas mecânicos, para obter sua quarta vitória no campeonato, em três etapas.

Mas a vida não foi tão fácil para Giacomello. Ele teve de ultrapassar Rodrigo Gonzalez, Vinícius Schuler, Gabriel Kenji e Cali Crestani para chegar à liderança. Muitos carros tiveram problemas na segunda corrida e apenas sete cruzaram a linha de chegada, com Schuler conquistando a vitória na B, e ainda pressionando os três primeiros, como quarto da geral.

Fernando Jr. vence 1ª bateria de muitos acidentes no Marcas

Jairo Bastos bateu forte em acidente com João Batista Rosa. Fotos Bernardo Bercht/Especial CP

A primeira bateria da categoria foi bastante acidentada. Jairo Bastos (Uno #78) e João Batista Rosa (Celta #51) bateram na saída da curva do radiador e precisaram ser hospitalizados, provocando bandeira vermelha. Felizmente, nenhum dos dois pilotos sofreu ferimentos graves, conforme informação do hospital de Guaporé. Ainda assim, eles estariam sendo submetidos a exames de raio-X.

A direção de prova autorizou uma relargada. Rafael Cohen (Ka #3) perdeu a liderança na primeira curva para Fernando Jr. (Celta #6) e, em seguida, ocorreu novo acidente na Curva 2.  Quatro carros acabaram batendo, o Uno #77 de Leandro Scherer/Eduardo Fagundes; Celta #71, da dupla Petroll/Moller; o Celta #9, de Tavares/Rotta e o Corsa #45, de Wermuth Jr. Fagundes também foi encaminhado ao hospital para exames e a corrida encerrada em bandeira amarela, com vitória de Fernando Jr.

Na categoria B, Magno Adam (Celta #83) venceu, com Eduardo Gontijo (Celta #31) em segundo e Christian Matuzalen (Celta #52) em terceiro. A dupla Juliano Salton/Celso Schuler faturou a N, com Carlos Maciel (Corsa #4) e Marcos Silveira (Gol #17) completando os três primeiros.

Moacir Fighera domina na Copa Fusca

O veteraníssimo da Copa Fusca, Moacir Fighera (#8) não deu chance para a concorrência e faturou a primeira bateria da Copa Fusca, no início da tarde deste domingo. Everson Mello (#26) largou em terceiro e conseguiu se recuperar na tentativa de incomodar Fighera, mas acabou quase 4 segundos atrás na bandeirada. Norberto Corrêa (#79) foi o terceiro e Rogério Xavier foi o quarto, depois de largar do fundão do grid. O quinto foi Carlos Guizzo (#12). Na Classe B, o estreante Tiago Takagi (#54) foi o vencedor, com folga para Vanderlei Pires (#20).

Grasselli vence na base da experiência a 1ª bateria da Fórmula 1.6

Grasselli chegou à frente de Stédile e Giacomello na 1ª bateria da Fórmula

Antônio Grasselli foi o grande vencedor da primeira bateria da Fórmula 1.6, no final da manhã deste domingo, em Guaporé. Pedro Castro largou na pole e comandou as ações até a entrada regulamentar do safety car. Enquanto isso, a briga do segundo ao quinto era muito acirrada. Fernando Stédile, Jonathan Mello, Grasselli e Marcelo Giacomello ficavam quase sem espaço no traçado.

Mello passou Stédile, mas na volta seguinte parou com problemas mecânicos. Em seguida, Grasselli aproveitou a briga e assumiu o segundo posto. Na relargada com o safety car, Grasselli foi para cima de Pedro Castro e passou. Pedrinho ficou com o carro desequilibrado e acabou sucumbindo ao bote de Stédile e Giacomello. No final da prova mais um safety car foi necessário para a retirada do monoposto de Carlos Lazzari e a quadriculada foi dada com bandeira amarela.

Meio-dia

Rafael Cohen colocou seu Ford Ka na pole do Marcas. Fotos Bernardo Bercht/Especial CP

O Top Qualifying do Marcas & Pilotos RS foi muito brigado, principalmente nas seis primeiras colocações. Dado curioso sobre o grid é que as quatro marcas atualmente representadas se posicionaram no top five. Rafael Cohen (Ford Ka #3) cravou a pole-position com 1min27s101, segundo ele ajudado por um pouco de vácuo na tomada. Em segundo vem Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno #44), com a dupla Luiz Clemente Moroni/Fernando Júnior (GM Celta #6) em terceiro, Rafael Biancini (Celta #10) em quarto e Luiz Sérgio Sena Vargas Jr. em quinto (VW Gol #197).

Outro destaque da qualificação foi Juliano Salton (GM Corsa #111) que levou o carro da dupla da N (formada com Celso Schuler) para o top ten, apesar de estarem na primeira temporada oficial. O mineiro Eduardo Gontijo (Celta #31) conseguiu a pole da “B” e o oitavo posto no grid geral.

Manhã

As equipes fazem os últimos ajustes e já amanhecemos com dois pole-positions, neste domingo em Guaporé. Fórmula 1.6 e Copa Fusca tiveram seus treinos classificatórios no final da tarde de sábado e tem o grid pronto para a tarde de velocidade. Pedro Castro foi o pole-position dos monopostos, com Marcelo Giacomello em segundo; enquanto Moacir Fighera e Daniel Oliveira cravaram os dois melhores tempos dos “cascudos”.

Durante a manhã, o Marcas & Pilotos fará seus treinos classificatórios em cada uma das categorias A, B e N; enquanto o Top Qualifying definirá os dez mais rápidos levando em conta os pilotos de todas as classes. No sábado, o carro mais rápido foi o GM Celta #98, da dupla Luiz Clemente Moroni/Fernando Jr. A briga promete ser forte com Rafael Cohen (Ford Ka #3), Luiz Sérgio Sena Jr. (VW Gol #197), Luiz Ribeiro (Fiat Uno #44), Rafael Biancini (Celta #10), Marcio Nehrke/Cleber Vieira (Gol #40), entre outros que mostraram suas armas num grid que contará com 31 carros.

Confira os grids:

Classificação da Fórmula 1.6 RS

Classificação da Copa Fusca