Perdendo posições na largada com as confusões dos ponteiros, o único piloto gaúcho na competição já teve o prejuízo da quebra do parabrisa do caminhão. Régis Boessio então empreendeu uma recuperação de posições implacável apesar de ter metade do parabrisa quebrada dentro da cabine. Já rondando a zona de classificação para o pódio da corrida, o truck não aguentou a forte competitividade e a quebra da turbina encerrou antecipadamente a disputa para Boessio.

Coube ao pernambucano Beto Monteiro a vitória na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto da Scuderia Iveco, líder da competição graças à vitória na prova de quatro semanas atrás na pista gaúcha do Velopark, repetiu o resultado neste domingo (1º) no Rio de Janeiro. Com a oitava vitória de sua carreira, conquistada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, ele abriu uma cômoda vantagem na tabela de pontos.

A CORRIDA
Na largada, Wellington Cirino, segundo no grid, assumiu a liderança, mas acabou tocando o caminhão de Christian Fittipaldi. Os dois companheiros de equipe perderam posições. Na sequência da manobra, Roberval Andrade, que buscava ultrapassagem pela linha interna ao fim do Retão, também tocou o caminhão de Fittipaldi. Leandro Totti, oitavo no grid, conseguiu esquivar-se dos toques e assumiu a liderança.

Cirino e Fittipaldi, por conta do toque, estacionaram nos boxes ainda na primeira volta. Totti, depois de três voltas, sustentava a liderança com Beto Monteiro, da Iveco, e Andrade, da Scania, pressionando sua posição. Monteiro, líder do campeonato, superou o paranaense na abertura da quinta volta. Duas curvas depois, foi Andrade quem ultrapassou Totti, que sofria visível queda de rendimento em seu Mercedes-Benz.

Fittipaldi retornou à disputa, embora com três voltas de desvantagem em relação aos líderes. Danilo Dirani, na mesma volta, atacou o terceiro lugar de Totti na curva 120 Graus. Os dois se tocaram e foram superados por Felipe Giaffone. Ao mesmo tempo em que o atual campeão surgia em terceiro lugar com seu MAN-Volkswagen, Totti também abandonou. Dirani conseguiu voltar à corrida, mas com seu Ford danificado, abandonou logo em seguida.

A intervenção programada do Pace Truck, quando a corrida completou seu primeiro terço, deu-se com 12 voltas completadas. Monteiro, Andrade, Giaffone, Renato Martins, também da MAN-Volkswagen, e Leandro Reis, com um Scania, eram os cinco primeiros colocados, o que valeu a eles pontos de bonificação. Giaffone já havia assegurado, a essa altura, o ponto extra por ter estabelecido a volta mais rápida da corrida, na terceira.

Dada a relargada, Andrade passou a pressionar Monteiro na disputa pela liderança. Giaffone, em postura um tanto mais conservadora, observava o duelo. Martins foi superado por Reis ao fim da reta dos boxes, na abertura da 15ª volta, praticamente ao mesmo tempo em que Pedro Gomes, da Ford, até então sexto colocado, perdia posições para Regis Boessio, André Marques, Paulo Salustiano e Adalberto Jardim, caindo para décimo.

Gomes também tinha problemas, e desistiu na 17ª volta. A corrida já entrava em sua segunda metade e Giaffone passou a exercer uma pressão ainda mais forte sobre Andrade. O duelo entre os dois últimos campeões sul-americanos e brasileiros da Truck permitiu que Monteiro ampliasse a vantagem na liderança para mais de um segundo. Enquanto isso, o ritmo forte dos dois era suficiente para que Reis, quarto, ficasse mais distante da disputa.

A alta temperatura submetia os caminhões a um desgaste excessivo. Depois de 18 voltas, Boessio parou com problemas mecânicos. Reis liderava o pelotão que lutava pelo quarto lugar, tendo imediatamente atrás do caminhão dele Martins, Paulo Salustiano e André Marques. Marques superou Salustiano na 26ª volta e passou a disputar com Martins, seu companheiro na equipe RM Volkswagen, o quinto lugar, que vale presença no pódio.

A presença de Marques no pódio acabou assegurada na 30ª volta. Na aproximação para a curva 90 Graus, Giaffone posicionou seu caminhão pelo lado externo da pista e contornou lado a lado com Andrade, que devolveu-lhe a manobra mantendo os caminhões emparelhados em toda a curva da Vitória. No fim da reta dos boxes, Giaffone, ainda pelo lado externo do traçado e, na frenagem, acabou rodando e saindo da pista.

Marques ainda conseguiria mais duas posições, ultrapassando Reis e o parceiro Martins na penúltima volta. A Giaffone, que voltou à pista em sétimo, restaram três voltas para um ataque à sexta posição de Salustiano. O paulista da ABF/Volvo manteve a sexta colocação na corrida e permaneceu em quinto na classificação do campeonato, sendo o melhor classificado entre os pilotos que utilizam caminhões Volvo na Fórmula Truck.

Depois de 34 voltas, o resultado do GP Bridgestone-Bandag, no Rio de Janeiro, foi o seguinte:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h01min02s614
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 8s804
3º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 10s648
4º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 10s964
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 12s107
6º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 13s895
7º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 14s113
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 40s878
9º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 53s136
10º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 1min12s160
11º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 1min12s657
12º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 1min19s104

NÃO COMPLETARAM
Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 10 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, a 11 voltas
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 11 voltas
José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 12 voltas
Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks, a 18 voltas
Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 21 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 24 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 26 voltas
Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a a 26 voltas
Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 28 voltas
Melhor volta: Giaffone, na 3ª, 1min33s981, média de 117,483 km/h

CLASSIFICAÇÃO
Depois de duas etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a seguinte: 1º) Monteiro, 60 pontos; 2º) Giaffone e Marques, 34; 4º) Andrade, 24; 5º) Salustiano, 22; 6º) L. Reis, 18; 7º) Martins, 16; 8º) Jardim, 14; 9º) Bueno, 10; 10º) Marinelli, 8; 11º) Fittipaldi, Pucci, Cirino e Maistro, 7; 15º) Totti e Rodrigues, 6; 17º) Benavides, 5; 18º) Gomes, Muffato e Lopes, 4; 21º) Boessio, 2.

A classificação da competição de Marcas no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck mantém a MAN-Volkswagen na liderança, com 90 pontos. A vice-líder Iveco soma 63. Na sequência vêm Volvo, com 46, Scania, com 41, Mercedes-Benz, com 14, e Ford, com quatro. A temporada terá sequência no dia 6 de maio, no circuito pernambucano de Caruaru. Será a terceira etapa do Brasileiro e segunda do Sul-Americano da Truck.

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Imagem: Orlei Silva